Pesquisar este blog

Como Tudo Começou

Os principais mentores do Sport Club Internacional foram os irmãos Poppe, descendentes de italianos da Lombardia. Henrique Poppe Leão, o mais velho era jornalista e natural de Niterói-RJ, e os outros dois, José Thomaz Poppe e Luiz Madeira Poppe, eram comerciantes, ambos nascidos em São Paulo-SP.

Em 1901, a família mudou-se de São Paulo para Porto Alegre, possivelmente porque o pai morrera em São Paulo. A mãe, Leonilda, e os filhos, Henrique, José, Carlos, Adelaide e Luiz, vieram a convite de Thomé Castro Madeira, irmão de Leonilda, que residia na cidade e trabalhava no cartório do Supremo Tribunal – com trânsito nos principais círculos sociais. Dos irmãos Poppe, apenas José e Luiz jogavam futebol – os outros dois, Carlos e Adelaide, sequer se envolveram com o esporte. Henrique jamais atuou pelo Inter, sempre foi dirigente do clube.

Foi Henrique quem articulou a criação do clube, algo comum naquela época, por idealismo, com objetivo de popularizar o esporte na capital. Nesta época só existiam dois clubes na cidade: o Grêmio e o Fussball. Por desejarem fundar um clube aberto a todos, os Poppe teriam buscado na expressão “Internacional”, algo que congrega várias nações, a melhor definição para os valores da nova entidade.

Henrique Poppe Leão

Em 04 de abril de 1909, João Leopoldo Seferin, então com 18 anos, emprestou o porão da casa de seu pai para a reunião de fundação do Inter, na Rua da Redenção, 141 – atual Avenida João Pessoa, na altura do número 1.025.

Mais de 40 pessoas participaram da fundação do novo clube.

A primeira diretoria colorada foi escolhida na segunda reunião, realizada no mesmo local, na noite de 11 de abril, e para o cargo de primeiro presidente foi aclamado João Leopoldo Seferin. Mas, o presidente de honra tinha que ser mais velho e com prestigio indiscutível na cidade, para dar credibilidade ao clube. Foi escolhido para o cargo o capitão do Exército Graciliano de Faria Ortiz, que era diretor de Asseio Público e líder político distrital – e homem de prestígio junto a José Montaury, intendente de Porto Alegre. Mais tarde o jovem fundador Henrique Poppe Leão casou-se com a filha de Ortiz.

Foi através de Ortiz que o Inter, recém-fundado, obteve junto à Intendência o seu primeiro campo: a Ilhota – atual Praça Sport Club Internacional, ao lado do Hospital Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa.

Notícia publicada no Jornal Correio do Povo, no dia 14 de abril de 1909.
A primeira vez que o nome do Internacional aparece na imprensa.


A Primeira Diretoria ficou assim composta:
• Presidente: João Leopoldo Seferin
• Presidente de Honra: capitão Graciliano de Faria Ortiz
• Vice-presidente: Pantaleão Gonçalves de Oliveira
• 1° Secretário: Legendre Chagas Pereira
• 2° Secretário: Manoel Lopes da Costa
• 1° Tesoureiro: Antônio Coiro
• 2° Tesoureiro: Valdemar Fachel
• Capitão: José Thomaz Poppe
• Orador Oficial: Henrique Poppe Leão
• Comissão de Campo: João Luis de Andrade Vasconcelos, Irineu dos Santos, Luiz Madeira Poppe e Alcides Ortiz.

Ainda nesta segunda reunião, houve uma divisão na escolha das cores do uniforme do novo clube. A decisão veio do desfile de carnaval da Rua dos Andradas, entre Venezianos e a Sociedade Esmeralda (de cores verde e branco). Para acabar com o clima belicoso entre os simpatizantes dos dois blocos, seus líderes foram convidados a se filiar ao Inter e a paz foi selada. Como a turma dos Venezianos estava em maior número no encontro, venceu o vermelho e branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário